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Beleza

Afinal, tomar Colágeno ou não tomar?

Olá meninas, hoje vamos falar sobre: tomar ou não tomar colágeno!

É um assunto bem comentado no mundo da estética pelo fato de haver controvérsia a respeito do efeito do colágeno no organismo. Se você nunca ouviu falar sobre o Colágeno Hidrolisado chegou a hora de tirarmos algumas dúvidas. E assim você poderá optar em adota-lo ou não em sua dieta.

Nos últimos anos uma infinidade de produtos contendo colágeno são formulados tais como: suplementos, cápsulas, balas, gomas, chocolates, gelatinas entre outros. Mas será que esses alimentos são realmente suficientes para deixar a sua pele mais firme?

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Colágeno Hidrolisado:

O colágeno é uma proteína essencial que nosso organismo produz naturalmente conferindo firmeza, flexibilidade e resistência aos tecidos onde se acumulam. Ele tem como principal função a sustentação de células, mantendo-as unidas e firmes. É o principal componente proteico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões.

Mas com a idade, o corpo produz cada vez menos e ele começa a cair de produção por volta dos 30 anos e vai diminuindo 1% a cada ano que passa. A partir dos 40 anos e na pré-menopausa há uma diminuição significativa da produção de colágeno, a qual se intensifica aos 50 anos resultando em linhas e rugas finas, perda de elasticidade na pele, cabelo e unhas. Pelo que é pertinente a sua suplementação, sob sua formula hidrolisada, afim de garantir uma boa absorção.

O colágeno hidrolisado que encontramos para comprar em farmácias ou internet é feito a partir do osso da cartilagem do boi. Ele é chamado de hidrolisado, pois passa por um processo químico chamado de hidrólise, que nada mais é que a quebra da molécula de proteína.

Um sachê que contenha de 8gr a 10gr de colágeno possui em média 50 calorias. Alguns especialistas argumentam que o melhor horário para toma-lo seria a noite junto de algum alimento que contenha vitamina C, pois o colágeno hidrolisado seria melhor absorvido quando a vitamina encontrasse presente.

Hoje a melhor fonte de colágeno é em sachê que contenha pelos menos 8gr de proteína presente em uma dose, quantidade tal que tornaria inviável se colocar em uma cápsula.

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Benefícios:

  • Melhora a sustentação da pele
  • Fortalecimento de ossos, articulações, unhas e cabelos
  • Aumento da elasticidade da pele
  • Combate envelhecimento precoce
  • Sacia a fome
  • Ajuda a combater o sobrepeso

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É muito importante ressaltar que a ingestão de colágeno não substitui alimentos que estimulam a produção de colágeno, e deve ser utilizado apenas como um complemento. A síntese de colágeno do nosso organismo depende de fatores como a disponibilidade de vitaminas e minerais, como por exemplo: zinco, silício, enxofre, vitamina A, vitamina C, vitamina E, ômega 3.

Para que a síntese de colágeno na pele e em outros tecidos não seja prejudicada, recomenda-se ingestão de proteínas de alto valor biológico, como as do queijo, leite, carnes, da combinação de arroz e feijão, soja, ervilha e quinoa e também alimentos ricos em vitamina C, como as frutas e derivados, bem como as hortaliças. A ingestão de 1 copo de suco de laranja ou de caju, por exemplo já ultrapassa a recomendação diária de vitamina C.

Uns dos alimentos mais conhecidos é a gelatina, uma proteína obtida por meio da desnaturação e hidrólise do colágeno. A ingestão de gelatina e colágeno tem sido recomendada para fins estéticos, para o crescimento e fortalecimentos de cabelos e unhas, na prevenção do envelhecimento precoce, ganho de massa muscular, emagrecimento e melhora no desempenho físico.

Agora com todas essas dicas fica mais fácil manter uma pele rejuvenescida e saudável. Busque um profissional capacitado para te indicar o melhor colágeno para tomar e venha sentir na pele os benefícios dessa proteína.

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Fisioterapeuta Dermato Funcional 
Crefito: 206423-F
 Para conhecer este e outros tratamentos só me procurar na Priori Beleza e Estética (67)3522-5180.
Qualquer dúvida posta nos comentários que respondo.
bjim!

 

 

 

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